NOTA DE ESCLARECIMENTO sobre matéria relacionada ao massacre de Suzano; leia na íntegra

A direção do TV INFORMA vem por meio desta nota esclarecer algumas informações sobre a matéria escrita por André Santos, intitulada: “Jovem idolatra líderes de massacre na escola de Suzano”.

A matéria publicada em nosso site na madrugada desta segunda (15) viralizou na internet, e, durante todo o dia a nossa equipe anotou diversos pedidos por meio das redes sociais do site para que, tirassem a matéria do ar.

Segundo pedidos, a garota estaria sofrendo ameaças e estavam querendo linchá-la.

Após sabermos da informação, bloqueamos a matéria por duas horas consecutivas, pensando no bem estar da menina e na família. Porém, precisamos esclarecer algumas coisas:

Em nenhum momento o site cita o nome da jovem, tampouco sua idade e localização. Para preservar a menor, o site utilizou tarja preta em seu rosto para não ser identificada. O perfil divulgado pelas fotos durante a matéria não havia imagens da mesma, não até o momento em que a matéria foi publicada.

Nós fomos empáticos para com a garota, no qual foi encontrada por meio de pessoas que se revoltaram com o caso. Revolta essa que se entende pelo fato de sensibilizados pela vida das pessoas que se foram e por medo de que algo possa vir acontecer novamente.

Porém, tal revolta não justifica os discursos de ódio deferidos a garota. Nós do TV Informa não compactuamos com nenhuma forma de raiva e discursos de ódio.

Nos solidarizamos com a garota ao saber de seus traumas do passado. Tentamos entrar em contato para fornecer ajuda psicológica e psiquiátrica, mas não obtivemos retorno.

Em comum acordo com o autor da matéria e advogados consultados, a matéria está disponível na íntegra, pois entendemos que nenhum crime foi comentido por meio da mesma.

O principal motivo para o retorno da matéria no ar, se dá em respeito aos familiares, amigos, conhecidos e pessoas que de alguma forma se sensibilizaram e ficaram de luto ao perder algum ente querido em massacres como o de Suzano, Columbine e Realengo.

Pedimos a todos que, não desfiram ódio nem chingamentos a menina que, por ventura, em momento algum foi divulgada sua identidade na reportagem.

Que esta matéria sirva de alerta para com pessoas ao nosso redor, para que, fatos como este, conhecidos de todos nós mas nem sempre levado a sério não se repita.

Atenciosamente, comunicação TV INFORMA.

São Paulo, 15 de fevereiro de 2021

1 resposta

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s