Conheça Éder de Jesus, pré-candidato a vereador de Igarapé-MG

Entrevistamos de forma online na última semana Éder de Jesus, pré-candidato a vereador na cidade de Igarapé-MG. Nascido e criado no município mineiro, Éder é casado há 10 anos e é pai três filhos.

Reprodução: Facebook

Filiado ao partido Patriotas, o mesmo já participou das eleições de 2016, tendo bastante êxito, porém não foi o suficiente para ser elegido. Éder retorna ao cenário político para dar continuidade a projetos que ele acredita que se implementados, ajudarão a população de Igarapé.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM Éder de Jesus – A conversa foi conduzida por André Santos

Quais foram os motivos que fizeram você tomar a decisão de concorrer a vereador nestas eleições?

ÉDER: Seguinte, esse projeto começou há mais de 4 anos quando fui convidado pelo Celinho do Biano e pelo Chico São Francisco, para participar do partido PEN, hoje Patriotas, para me filiar a ele… e eu já tinha esse projeto, essa vontade e resolvi aceitar o desafio de participar das eleições no ano de 2016, no qual eu fui muito bem votado (graças a Deus). Tive em torno de 100 votos e foi algo além das minhas expectativas! Logo em seguida foi feito um propósito com Deus (todos os meus projetos tem Deus na frente), e esse propósito foi alcançado, então vou dar continuidade no projeto este ano e pretendo continuar enquanto não finalizar o meu trabalho.

Há quanto tempo você mora na cidade de Igarapé? Nos conte um pouco sobre sua vida na cidade.

ÉDER: Bom, moro em Igarapé desde que nasci, 1982 (38 anos) nascido e criado na cidade. Venho de uma família humilde, meu pai, Amadeus Antônio Lopez, era Lavrador juntamente com a minha mãe. Vieram para a cidade com 15 anos de idade, conhecem a cidade há muitos anos.


Sou um cara que sempre busca os seus ideais! Nunca desisto e sou bem firme naquilo que quero! Sou pai de três filhos e casado há 10 anos. Já fui corretor de imóveis há 10 anos e hoje sou instrutor de escola, já fiz de tudo um pouco. Sou uma pessoa muito tranquila, graças a Deus! Bastante curioso. Nunca tive passagem por polícia, fixa limpíssima graças a Deus! Família humilde (da mesma forma que sou). Gosto muito de ajudar as pessoas, super prestativo. Creio que eu seja querido pelos meus familiares, amigos, enfim… um cara pacato, família, sempre assim a vida inteira.

Na sua opinião, como você enxerga a atual administração da cidade?

ÉDER: Sobre a atual administração, eu posso falar mais “superficial” por não estar lá dentro. Falando do prefeito (apesar de estar tendo muita rejeição por parte dos eleitores), deixou a desejar um pouco nas áreas de saúde, por exemplo, no qual você não vê grandes coisas, grandes progressões. Na área de segurança você não vê progresso.

Porém, se for observar a administração dele como gestor, a prefeitura (segundo informações) não devem nada mais. Ele está saindo de um aluguel no qual a prefeitura vem a muitos e muitos anos para a sede própria… junto vem o meio ambiente, a fiscalização, todas com sede própria. Tendo em vista tudo isso, creio que a gestão dele internamente não seja ruim, agora no último ano de mandato dele, ele fez mais um trecho do córrego fundo, ajudando bastante naquela área. Fez alguns asfaltos no final do mandato também. Então “superficialmente” não acho ruim não! Mas poderia ter feito mais, agora não sei por devidas questões, como dificuldades que os mesmos tiveram, como por exemplo a MMX, por ter baixa deveria ter muita dificuldade, já que investia muito em Igarapé.


Em relação aos vereadores, tenho acompanhado o trabalho de alguns, como por exemplo o Amilton, Paulo, Leandro…tenho acompanhado de perto o trabalho deles e estão fazendo trabalhos muito bons! Correndo atrás de muitas coisas para a cidade de igarapé, assim ajudando o nosso prefeito. Em relação aos outros, eu não tenho acompanhando muito, então não posso opinar sobre. Mas ao todo digamos que a administração está sendo “razoável”.

Tem projetos ou planos voltados para a educação, saúde e segurança para uma possível gestão? Se sim, quais são?

ÉDER: Tenho sim, tenho vários projetos para Igarapé! Se eu for eleito, principalmente na área de educação, eu queria trazer novamente para a cidade um projeto chamado “Projeto Nova Gente”, no qual fiz parte na minha juventude. É um projeto voltado para as crianças, que depois da escola as mesmas irão para esse projeto e lá eles fornecem aulas de música, natação, computação e etc, com o intuito de estimular a vocação que elas possuem ao invés delas ficarem mercê dos bandidos que possuem nas ruas.


Na área da saúde eu tenho um projeto que já está em andamento, mesmo se não for eleito provavelmente eu vou dar continuidade dele. Eu planejo fazer algumas camisas cor de rosa, pedir patrocínio para alguns empresários, alguns deram um OK para essa campanha, para também comprar aparelhos para fazer o exame de câncer de mama em Igarapé, já que a cidade está precisando demais!


Para a segurança, eu não entendo até hoje em pleno século XXl, o século da tecnologia, não entendo por que os municípios não usam isso para segurança! Por exemplo, o monitoramento por câmera em todos os bairros. Fica caro ? sim! Mas ninguém pergunta para a população se tem como ajudar. Por exemplo, eu estava pesquisando no site “Mercado Livre” uma câmera simples, no qual gira em torno de 230,00 a 300,00 reais para fazer o monitoramento. Levando em consideração um quarteirão inteiro, provavelmente gastariam 06 câmeras, no que gira em torno de 2000,00 reais. Poderiam dividir na conta de cada cidadão, ficaria menos de 70,00 reais para cada um monitorar o seu estabelecimento 24 horas por dia, ou seja, não entendo porque de não estar em vigor.


Outro projeto que eu tenho e não sei se é possível devido à iluminação pública no município, são as lâmpadas fotovoltaicas. Hoje podemos colocar, por exemplo, todas as BR’s com essas lâmpadas (algumas já possuem), então pra que ter todo mês esse desconto abusivo na conta de luz ? Por que não colocar as lâmpadas fotovoltaicas ? Enfim, entre outros projetos…

Transporte público no município, qual a sua opinião sobre?

ÉDER: Transporte público em Igarapé é PRECÁRIO, VERGONHOSO, É TRISTE! E ao mesmo tempo é vergonhoso para a população! Eu fazia um curso em Belo Horizonte e voltava cerca das 18:00 horas. Eu ficava na estação esperando cerca de 2 horas o ônibus, para voltar a Igarapé, enquanto vinha apenas 1 ônibus para a cidade que tem mais de 44 mil habitantes! Para Matheus Leme vinha cerca de 05 ou 06… então eu não entendo! Temos que estar lá dentro da prefeitura para entender o que acontece, o porque não é atendido como se deve a população de Igarapé, sem contar a situação dos veículos… é triste!

Como você acredita que pode agregar na administração da cidade de Igarapé?

ÉDER: Eu sou um cara muito curioso, super comunicativo, tenho as minhas próprias idéias, porém sempre com a mente aberta a opiniões. Gosto muito de pesquisar, correr atrás das coisas! Ter muitas amizades. Procuro sempre me manter informado… então tenho a consciência de que irei acrescentar muito em Igarapé. Tenho muita vontade de ajudar, por ter nascido e criado aqui. Tenho muito carinho pela cidade e sou suspeito pra falar da cidade pois eu amo muito Igarapé! Então imagino que irei ajudar muito na administração.

Tem algum projeto voltado aos bairros, em específico para saneamento básico e segurança?

ÉDER: Bom, o projeto voltado para o bairro, como mencionei a pouco a questão da segurança,no qual não entendo o porque não tem monitoramento em plena era da tecnologia. Eu tenho a seguinte opinião de que alguns bairros são mais prejudicados que outros devido ao saneamento básico, mas a gente tem que estar lá dentro para poder brigar, lutar e saber o motivo de algumas exigências não serem atendidas (sabendo que já tem vereadores que correm atrás disso), saneamento básico não depende apenas dos vereadores para correr atrás.

Eu gostaria que alguns bairros mais distantes, por não ter rede de esgoto e saneamento básico, eles são unifamiliar, por exemplo: Santana, Santa Rosa, Fernão Dias, Pousada (que parece estar começando a ter). O que acontece é, esses bairros, o plano diretor da cidade as coloca como unifamiliar, que na minha opinião atrapalha o desenvolvimento do bairro e desvaloriza os imóveis…Então creio que precisa de uma revisão no plano diretor que é muito antigo e melhorar a questão do transporte público, assim a saúde… criar mais UBS’s e ver no que pode melhorar, já que precisam revisar o plano diretor atual como eu havia mencionado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

ÉDER: Eu acho que a população não só a de igarapé, mas sim a do Brasil inteiro estão muito descrentes com a política, porém devemos sempre rever os conceitos, a população precisa avaliar mais os candidatos. Quando eu via isso na televisão, em escolher melhor os candidatos eu ficava me perguntando: “Será que todos são iguais?” .

Agora participando da política eu vejo que tem opções sim! Mas o povo precisa começar a mudar a “mentalidade” e parar de vender o voto… trocar votos por favores ou votar “fulano” por ouvir falar que ele ajuda tal pessoa… não! Tem que avaliar a capacidade administrativa de cada candidato, as intenções de cada um deles, avaliar melhor para não jogar o voto fora.

Existem muitas pessoas competentes para administrar, e agora essa nova gestão que vem aí não é pra qualquer um! (Não estou falando que sou mais capaz que qualquer um), mas devido a pandemia e a possível crise que vem aí, precisa ter muita atenção nessa hora de votar e se sentir tranquilo.
Forte abraço e muito obrigado, André, pela oportunidade! Em breve estarei divulgando os meus projetos que estão sendo feitos vídeos. Obrigado e abraço!

  • Por: André Santos / Realização: TV Informa / Apoio: Igarapé POP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s