Conheça Rafael Webert, pré-candidato a vereador de Igarapé-MG

Entrevistamos de formal online nesta semana Rafael Webert, pré-candidato a vereador na cidade de Igarapé-MG, filiado ao Democracia Cristã (DC). Morador do município há 30 anos, Rafael é estudante de gestão pública e acredita que com políticas bem estabelecidas é possível chegar a melhores índices de igualdade.

Reprodução: Rafael Webert

Rafael não se sente representado na Câmara. Morador de uma região periférica, o mesmo acredita que existem outras regiões no município que passam pelos mesmos problemas. Esse foi um dos fatores que fizeram Rafael optar pela pré-candidatura.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM RAFAEL WEBERT – A conversa foi conduzida por André Santos

Quais foram os motivos que fizeram você tomar a decisão de concorrer a vereador nestas eleições?

RAFAEL: Decidi me tornar pré-candidato por que não me sinto representado na Câmara. Moro numa região periférica da cidade e sei que várias regiões de Igarapé passam pelo mesmo problema, resolvi me colocar a disposição para dar voz a todas regiões desassistidas e afastadas do centro, quero que nossa voz seja ouvida.

Há quanto tempo você mora na cidade de Igarapé? Nos conte um pouco sobre sua vida na cidade.

RAFAEL: Moro em Igarapé a vida toda, ou seja, 30 anos. Sou pai de um menino de 11 anos, o que me ensinou muito sobre a vida e principalmente a me preocupar com outra pessoa além de mim mesmo.

Estudo gestão pública, e acredito que através de políticas bem estabelecidas conseguimos atingir melhores índices de igualdade em nossa cidade, através de acesso, informação e oportunidades iguais para todos.

Na sua opinião, como você enxerga a atual administração da cidade?

RAFAEL: Perdura em Igarapé uma administração concentrada no Centro da cidade, fazendo com que regiões mais afastadas fiquem desassistidas e sem voz ativa na câmara de vereadores. A gestão atual tem se destacado pelo funcionalismo, uma vez que a prefeitura mantém salários em dia mesmo em tempo de crise. Mas isso ainda é pouco para uma cidade que tanto precisa de um real desenvolvimento. A 12 anos temos o mesmo grupo de gestores, o que causou uma estagnação na cidade, tanto tempo no poder deixou uma gestão engessada e sem criatividade na resolutividade de questões simples, por exemplo, arborização de uma praça que não seja central, aonde falta até mesmo bancos.

Tem projetos ou planos voltados para a educação, saúde e segurança para uma possível gestão? Se sim, quais são?

RAFAEL: Tenho muitas ideias que podemos fazer dar certo em Igarapé. Um trabalho com empenho na promoção, prevenção e educação em saúde, levando acesso a todos com informações úteis e de valor para contrução do cidadão, dando suporte para o melhor gerenciamento da sua própria saúde com uma abordagem clara e assertiva a todos os públicos e gêneros. Investir em capacitação dos profissionais da saúde para acolher e promover essas ações voltadas a sociedade, fornecendo recursos necessários para execução do seu trabalho.

Entregar as crianças e adolescentes de escolas públicas o que eles necessitam: ferramentas para o desenvolvimento e aprendizagem, estimulando a auto busca do conhecimento. Dando ao aluno acesso a cultura elaborando junto as escolas, excursões que agregam conhecimento histórico e de arte, sem tirar a autonomia dos professores, e sim reforçando sua didática pedagogia na formação desse jovens.

Transporte público no município, qual a sua opinião sobre?

RAFAEL: O transporte público no município deixa a desejar. Ônibus sucateados e horários que dificultam o acesso ao trabalho, faculdade, consultas médicas e até mesmo uma simples compra no supermercado.
Um verdadeiro monopólio que não dá espaço pra concorrência e com isso a qualidade do serviço prestado não condiz com o valor pago pelos usuários desse serviço.

Como você acredita que pode agregar na administração da cidade de Igarapé?

RAFAEL: Como cidadão comum da cidade de Igarapé, meu filho estuda em escola pública, utilizo os serviços em saúde prestados pelo SUS, assim como o transporte público. Faço parte das vivencias comuns de todos moradores da cidade, por isso conheço nossas reais necessidades e tenho propriedade para debate -las com o poder público.
Busco constante aprendizagem para não ser apenas mais um, apesar de cidadão comum como todos nós, precisamos de embasamento teórico e experiencias de vida.
Após a pandemia de COVID-19, precisaremos de pessoas preparadas para enfrentar as dificuldades e alavancar nossa cidade, além de representar a cidade como um todo. Estou no caminho certo para representar e legislar Igarapé.

Tem algum projeto voltado aos bairros, em específico para saneamento básico e segurança?

RAFAEL: A segurança pública propriamente dita não é de responsabilidade dos municípios ( isso é atribuição do estado ) o município deve cuidar da segurança patrimonial, ou seja instalações de iluminação nas ruas, câmeras e fiscalização pra aumentar a segurança dos moradores da região.


Um projeto que seria viável é o trabalho por região, analisar as demandas específicas de cada uma, exemplo, os índices de criminalidade. Um trabalho de educação social com essa população, trazendo conceitos e atividades práticas que desenvolvam a vida em comunidade e a responsabilidade que temos em relação a nós e aos outros. A edução tem o poder de transformar as pessoas. Agindo assim podemos reduzir os índices de atos criminosos no município, trabalhando na raiz e ajudando a dar outras perspectivas aos jovens e suas famílias.

Referente ao saneamento básico, reforço novamente que um vereador tem o papel de fiscalizar e buscar junto a companhia estadual e do executivo ações pra atender a população com qualidade e respeito.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

RAFAEL: Sou grato pela oportunidade de me apresentar e expor meu posicionamento em assuntos tão relevantes para nossa população.
Política não se faz sozinho, e sim coletivamente. Por isso devemos pensar em ampliar a atenção e serviços a todos os bairros e populações igualmente.

Juntos podemos mudar a história de Igarapé.
Bora pra cima !

  • Por: André Santos / Realização: TV Informa / Apoio: Igarapé POP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s