Conheça Wesleycristian Ribeiro, pré-candidato a vereador de Igarapé-MG

Em resposta ao formulário online, conhecemos um pouco sobre Wesleycristian Ribeiro (PTB), 22 anos. Natural de Betim MG. E a 18 anos vive em Igarapé.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM Wesleycristian Ribeiro Silva (PTB) – Esta entrevista foi realizada através de formulário do Google no @igarapepop e administrado por @gustavomarckz.

Quais foram os motivos que fizeram você tomar a decisão a concorrer a vereador nestas eleições?

Basicamente, indignação com a falta de competência de alguns dos componentes da Câmara. Infelizmente as pessoas têm o costume de votar em candidatos por popularidade, sem contar as que vendem seu voto, e, com isso, a maioria dos eleitos, apesar de muitos terem boa vontade, não possuem, de fato, o conhecimento e a competência necessária para ocupar uma função tão importante, que é a de vereador.

Há quanto tempo você mora na cidade de Igarapé? Conte um pouco da sua vida na cidade.

Moro na região do bairro Vale do Amanhecer há aproximadamente 18 anos. Atualmente estudo o último período do curso de direito. Trabalhei no PROCON pelo prazo de 1 ano e meio, com atendimento ao público focado na resolução dos problemas de consumo. Atualmente, trabalho no setor de Assistência Judiciária do Município de Igarapé, auxiliando na propositura de ações judiciais para a população assistida.

Na sua opinião, como você enxerga a atual administração da cidade? 

Sem força. Sem presença. Sem disposição. Guardadas as ressalvas de bons profissionais que temos na atual gestão, incluindo alguns agentes políticos, servidores, estagiários, e os procuradores municipais (e falo por conhecimento próprio que são desperdiçados e poderiam render muito para o município se fossem melhores aproveitados), a administração não tem caixa para corrigir os erros. Não tem disposição para lutar contra o que é errado, para instaurar um processo administrativo disciplinar (procedimento para demissão) contra servidor que não trabalha como deveria. Além de tudo, como há a pretensão de reeleição, podemos ver as famosas obras eleitoreiras (que apesar dos pesares, acaba beneficiando alguns dos munícipes, com certeza) e um ótimo trabalho de divulgação e publicidade (que não era realizado antes e que agora está mais para campanha política, quase que explícita). Justamente para não desvalorizar os bons servidores que trabalham com maestria, digo que há também em certos órgãos e setores coisas boas sendo realizadas.

Tem projetos ou planos voltados para educação, saúde, segurança para uma possível gestão? Se sim, quais?

Antes de entrar na questão propriamente dita dos projetos, é necessário ponderar que as propostas de um candidato, ou aspirante, não devem ser consideradas isoladamente na hora da escolha. Devemos ter muito cuidado para não sermos enganados por propostas fantasiosas ou enganosas, seja por má-fé, seja por falta de conhecimento e competência, por parte de quem as propõe. Feitas essas considerações, vamos à resposta. Possuo algumas ideias e sugestões para as áreas citadas, contudo, o sistema atual já é suficiente, e precisa ser melhor executado. Além do mais, é função da administração municipal (Poder Executivo) cuidar da boa execução dos serviços, restando ao vereador a obrigação de cuidar para que não haja irregularidades nessas execuções, e a opção de sugerir certas mudanças.

Transporte público no município, qual a sua opinião sobre?

O transporte público de Igarapé é realizado por empresa concessionária, da mesma forma que o fornecimento de água e a coleta de esgoto. Em ambos os casos, falta cobrança e pulso firme da administração na fiscalização da prestação dos serviços. E essa falta de fiscalização por parte do Município causa o que podemos ver na prática, serviço ruim e muito criticado pelos usuários. No transporte, temos falta de horários e de algumas rotas muito utilizadas; valores altíssimos de passagem (como é o caso da passagem para Belo Horizonte). Creio que a própria Prefeitura tem condições de arcar com a prestação do serviço de transporte, não sendo mais necessário ceder o serviço a terceiros.

Como você acredita que pode agregar na administração da cidade de Igarapé?

Cumprindo minha função como vereador. Além de sugerir projetos e melhorias para a administração, a melhor forma de ajudar é fiscalizando, buscando inibir as irregularidades cometidas pelos agentes públicos. Vale ressaltar que fiscalizar não é tão fácil como imaginam (fiscalizar virou um clichê na boca dos aspirantes a vereador). Fiscalizar exige, além de disposição para questionar o que é errado, conhecimento, estudo, para poder identificar de forma correta onde estão as irregularidades. Por exemplo: como um vereador pode fiscalizar um processo de licitação, sem conhecer o procedimento licitatório. E digo mais: como vou encontrar irregularidades no procedimento se acompanho apenas as audiências públicas? Ora, é óbvio que as maracutaias não vão acontecer nelas, e sim, por baixo dos panos. ENTÃO, CUMPRIR O PAPEL DO VEREADOR COM EXCELÊNCIA É A MELHOR FORMA DE CONTRIBUIR COM A ADMINISTRAÇÃO.

Tem algum projeto voltado aos bairros, em específico para saneamento básico e segurança?

Para o saneamento básico, algo deve ser feito em relação ao contrato de concessão realizado para a COPASA. É necessário estudar formas de fazer funcionar, ou então, caso não seja possível melhorar a prestação do serviço, buscar desfazer o contrato, assumindo o serviço público ou terceirizando com melhores condições, para que a população, que realmente precisa e é a mais atingida (não creio que os agentes políticos sofram com vazamento de fossas ou falta de saneamento em seus lares), seja bem atendida.

Considerações finais:

Como já dito, o que me motiva é a necessidade que o serviço público tem de bons agentes. Infelizmente, durante anos fomos representados por vereadores que sequer sabiam o que é um projeto de lei, vereadores sem conhecimento básico para exercer suas próprias funções, e muitas vezes até semi-analfabetos (sem contar os casos de corrupção e de atos criminosos). Essa falta de conhecimento não seria problema para diversas outras funções, não é um demérito de ninguém não saber ler e escrever com maestria, ou não conhecer o direito financeiro, contudo, a função de vereador é de extrema importância, e precisa ser preenchida por pessoas que sabem o que fazer e como fazer, afinal, quem paga o salário do vereador, trabalhando ele ou não, é a população. Para finalizar, VOCÊ ESCOLHERIA ALGUÉM SEM CONHECIMENTO JURÍDICO PARA TE DEFENDER EM UMA AÇÃO JUDICIAL? VOCÊ ESCOLHERIA ALGUÉM SEM CONHECIMENTO TÉCNICO PARA CONTROLAR AS FINANÇAS DE SUA EMPRESA? VOCÊ ESCOLHERIA ALGUÉM SEM CONHECIMENTO TÉCNICO E PRÁTICO PARA CONSERTAR SEU VEÍCULO QUEBRADO? Receio que não. E SE A PESSOA FOR SEU AMIGO? OU TIVER FEITO UM FAVOR PARA VOCÊ? Creio que a resposta ainda é não. Então por que escolher um vereador por esses mesmos motivos? Escolham com sabedoria.

Me acompanhem nas redes sociais. Me questionem e tirem suas dúvidas, estou à disposição.
Instagram: @wesleycristian_ribeiro
Tel: (31)99837-7478

Por: Gustavo Marckz, apoio @igarapepop/ Realização: TV Informa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s