1° de dezembro|O que você precisa saber sobre o Dia Mundial de Combate a AIDS

Hoje é dia 1° de dezembro de 2019, exatos 30 dias para acabar o ano, e também o dia e mês responsável por conscientizar as pessoas sobre o combate a AIDS.

COMO SURGIU O DIA?

A data é mundialmente conhecida por ser o dia estabelecido para se falar sobre o assunto.

Foi estabelecido pela a OMS (Organização Mundial de Saúde) com o intuito de alertar as pessoas sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) ou AIDS, como é conhecida no Brasil.

Até o momento, a doença não tem cura, por isso o principal objetivo desta data é promover um debate sobre o problema, desde a prevenção até o tratamento, e assim, diminuir o preconceito.

O QUE É A AIDS?

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, transmitido por meio de relações sexuais sem proteção, mas, também pode ser passada por meio de transfusões de sangue e compartilhamento de alguns objetos, como seringas e cortantes.

COMO SE PREVENIR?

Para se prevenir da doença, é recomendado usar corretamente a camisinha (preservativo) em todas as relações sexuais e utilizar apenas agulhas e seringas descartáveis.

Para as gestantes evitarem que a AIDS passe para seu filho, é necessário começar o pré-natal o mais cedo para fazer o teste.

TRATAMENTO

Não existe cura para a AIDS, porém existe um tratamento que é feito por meio do uso de antivirais contra o HIV, o que pode retardar significamente o avanço da doença, bem como previnir infecções secundárias e complicações.

CURIOSIDADE: O laço vermelho utilizado pela campanha da luta contra a aids foi criada em 1991 pela Visual Aids de New York, que queria fazer uma homenagens aos amigos com a doença. A cor vermelha remete ao sangue e a paixão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s