Hoje é dia 1° de dezembro de 2019, exatos 30 dias para acabar o ano, e também o dia e mês responsável por conscientizar as pessoas sobre o combate a AIDS.
COMO SURGIU O DIA?
A data é mundialmente conhecida por ser o dia estabelecido para se falar sobre o assunto.
Foi estabelecido pela a OMS (Organização Mundial de Saúde) com o intuito de alertar as pessoas sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) ou AIDS, como é conhecida no Brasil.
Até o momento, a doença não tem cura, por isso o principal objetivo desta data é promover um debate sobre o problema, desde a prevenção até o tratamento, e assim, diminuir o preconceito.
O QUE É A AIDS?
A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, transmitido por meio de relações sexuais sem proteção, mas, também pode ser passada por meio de transfusões de sangue e compartilhamento de alguns objetos, como seringas e cortantes.
COMO SE PREVENIR?
Para se prevenir da doença, é recomendado usar corretamente a camisinha (preservativo) em todas as relações sexuais e utilizar apenas agulhas e seringas descartáveis.
Para as gestantes evitarem que a AIDS passe para seu filho, é necessário começar o pré-natal o mais cedo para fazer o teste.
TRATAMENTO
Não existe cura para a AIDS, porém existe um tratamento que é feito por meio do uso de antivirais contra o HIV, o que pode retardar significamente o avanço da doença, bem como previnir infecções secundárias e complicações.
CURIOSIDADE: O laço vermelho utilizado pela campanha da luta contra a aids foi criada em 1991 pela Visual Aids de New York, que queria fazer uma homenagens aos amigos com a doença. A cor vermelha remete ao sangue e a paixão.
Categorias:Análise, Curiosidades, Saúde