RELEMBRE: Há 13 anos, estreava a novela Cristal no SBT

(Foto: Reprodução)

No dia 05 de junho de 2006, às 7 da noite, o SBT estreava a novela Cristal com o intuito de barrar o barrar o crescimento da Rede Record na época.

Cristal é uma telenovela brasileiraproduzida pelo SBT em parceria com a Televisa, e exibida entre 5 de junho e 27 de outubro de 2006, totalizando 125 capítulos.[1] A obra é um remake da venezuelana Cristal, de 1985, de Delia Fiallo. Teve tradução de Henrique Zambelli e foi escrita por Anamaria Nunes com colaboração de Maria Lúcia Dahl, Marcelo César Fagundes, Eleusa Mancini e Rogério Garcia e supervisão de texto de Thereza di Giácomo. A direção ficou a cargo de Herval Rossano, Mayara Magri, Del Rangel, Jacques Lagoa, Luis Antônio Piá, com direção geral de teledramaturgia de Herval Rossano e David Grinberg.[1] Foi reapresentada pelo SBT, entre 30 de maio e 22 de novembro de 2011, em 123 capítulos, substituindo Maria Esperança e antecedendo Fascinação.

Contou com Bianca Castanho, Dado Dolabella, Bete Coelho, Giuseppe Oristânio, Bárbara Paz, Greta Antoine, Marisol Ribeiro e Alexandre Barillari nos papéis principais da trama.

A princípio, Cristal estrearia em março, abril, mas foi adiada pela primeira vez para maio, substituindo Mariana da Noite. Porém, como o SBT achou que, se a novela estreasse antes ou durante a Copa do Mundo FIFA de 2006, a audiência cairia, decidiu adiar novamente e a telenovela estrearia após o evento esportivo. Mas não demorou muito para a emissora antecipar a data de estreia para quatro dias antes do início da Copa do Mundo.
Mesmo com um alto investimento, a trama não obteve êxito na audiência, cuja estreia em 5 de junho teve média de 9 pontos, fechando em terceiro lugar, no mesmo horário em primeiro e segundo lugar, respectivamente, ficaram Cobras & Lagartos, com 36 pontos, e Prova de Amor, com 14.[8] Um mês depois, em 17 de julho, a novela chegou a registrar apenas 4 pontos quando enfrentou o último capítulo de Prova de Amor.[12] A média geral da novela foi de 6 pontos, a pior da emissora até então. A direção da trama atribuiu como os principais fatores para o fiasco de Cristal a alta repercussão de Prova de Amor, da RecordTV, que chegou a ultrapassar a audiência do principal telejornal do país, o Jornal Nacional, além do fato do tema do mundo da moda também estar sendo abordado em Belíssima e Cobras & Lagartos, ambas na Rede Globo, sendo que a última ia ao ar no mesmo horário.

Informações retiradas do site Wikipédia.

Colaborou: Felipe Carvalho

Categorias:Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s