BARACK OBAMA – ACONTECEU NO SÉCULO XXI |EP.02|

ACONTECEU NO SÉCULO XXI – O Documentário

Por: André Santos

Realização: Entretenimento Tv Informa

EP. 02 BARACK OBAMA | ACONTECEU NO SÉCULO XXI

Como todos sabem, tudo o que acontece no mundo, todas as mudanças econômicas que afetam os países ganham força quando passam pelos Estados Unidos.

E não é por menos, o país é uma super potência, e quando tudo vai bem lá, tudo vai bem nos outros países, do mesmo modo que quando a inflação sobe, a inflação de todos os países também sobe.

Mas algo revolucionário aconteceu nos Estados Unidos nos últimos anos, que com certeza não poderia passar despercebido deste documentário.

Trata-se de Barack Obama, o primeiro presidente negro eleito em uma eleição presidencial dos Estados Unidos.

QUEM É BARACK OBAMA ?

Barack Hussein Obama II nasceu em 4 de agosto de 1961, é um advogado e político norte-americano.

Nascido em Honolulu, no Havaí, Obama é graduado em ciência política pela Universidade Columbia e em direito pela Universidade de Harvard.

Em junho de 1989, quando foi contratado para um emprego de verão na firma de advocacia Sidley Austin de Chicago, Obama conheceu Michelle Robinson, formada em direito por Harvard e nascida em 1964.

Foi atribuído a Michelle a função de ser a mentora de Obama na empresa. Eles começaram a namorar depois do verão, ficaram noivos em 1991, e casaram-se em 3 de outubro de 1992.

A primeira filha do casal, Malia Ann, nasceu em 4 julho de 1998, seguida por uma segunda filha, Natasha (conhecida como “Sasha”), em 10 de junho de 2001.

A PRESIDÊNCIA

Em 10 de fevereiro de 2007, Obama anunciou sua candidatura à presidência dos Estados Unidos em frente ao edifício Old State Capitol, em Springfield, Illinois.

A escolha do local do anúncio da candidatura foi vista como simbólica porque foi ali que Abraham Lincoln proferiu o “Discurso da Casa Dividida”, em 1858, quando aceitou ser o candidato do Partido Republicano ao senado por Illinois.

Obama enfatizou que iria acabar rapidamente com a Guerra do Iraque, aumentaria a independência energética, faria com que os serviços de saúde fossem universais, e os seus temas de campanha foram “esperança” e “mudança.”

Obama sabia que não iria ser fácil, sabia também que uma barreira poderia ser quebrada se eleito: o preconceito racial.

Nesta eleição, Barack Obama disputava a cadeira presidêncial dos Estados Unidos com a forte candidata e senadora Hillary Clinton.

Sempre com propostas firmes e que chamava a atenção da população estadunidense, Obama ganhou destaque. Nos fins de maio daquele ano, Barack Obama ultrapassou os delegados necessários para lhe garantir a nomeação.

Na semana seguinte, no dia 7 de junho, Hillary Clinton encerrou sua campanha e declarou apoio a Obama.

Desde então iniciou um marco da história política dos Estados Unidos, Barack Obama foi o primeiro afro-descendente eleito como presidente do país, tomando posse do governo em 20 de janeiro de 2009, até 20 de janeiro de 2017.

A REELEIÇÃO

Em 4 de abril de 2011, Obama anunciou formalmente sua campanha à reeleição em 2012 com um vídeo intitulado “It Begins with Us”, que postou em seu site, e apresentou documentos eleitorais para a Comissão Eleitoral Federal.

Como sendo o presidente em exercício, ele concorreu praticamente sem oposição nas primárias presidenciais do Partido Democrata.

Na Convenção Nacional Democrata em Charlotte, Carolina do Norte, o ex-presidente Bill Clinton nomeou formalmente Obama e Biden como os candidatos do Partido Democrata para presidente e vice-presidente na eleição geral, em que os seus principais adversários foram os republicanos Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, e o representante Paul Ryan de Wisconsin.

Em 6 de novembro de 2012, Obama ganhou 332 votos no colégio eleitoral, superando os 270 votos necessários para que fosse reeleito presidente.

Com 51,1% dos votos populares, Obama tornou-se o primeiro presidente democrata desde Franklin Delano Roosevelt a ganhar duas vezes a maioria dos votos populares.

GOVERNO OBAMA

Obama emitiu decretos e memorandos presidenciais para que as Forças Armadas dos Estados Unidos desenvolvessem planos de retirada das tropas no Iraque.

Com uma ordem executiva, reduziu o sigilo dado aos registros presidenciais, revogando a ordem executiva do presidente George W. Bush sobre esse assunto.

Ele também revogou a proibição da ajuda federal às organizações internacionais de planejamento familiar que desempenhavam ou forneciam aconselhamento sobre o aborto.

Obama assumiu a presidência diante de uma severa crise financeira global iniciada em 2007 e da subsequente Grande Recessão, mesmo assim, em 17 de fevereiro de 2009, sancionou um pacote de estímulos de $787 bilhões, que aumentou os gastos federais para a saúde, infra-estrutura, educação, incentivos fiscais e assistência direta.

As disposições fiscais da lei reduziram temporariamente os impostos para cerca de 98% dos contribuintes, levando as taxas de imposto para os seus níveis mais baixos em sessenta anos.

Obama também lançou um segundo resgate a montadoras norte-americanas, possivelmente salvando a General Motors e a Chrysler da falência ao custo de $9,3 bilhões.

IMPACTO OBAMA NO SÉCULO XXI

Por ser o primeiro negro a presidência da potência dos Estados Unidos, Barack Obama quebrou preconceitos e provou que com esforço, qualquer negro pode conseguir o seu espaço.

Sem sombra de dúvidas, tantos feitos de Obama surtiram efeitos em outros países, mas principalmente nos Estados Unidos, tirando o país de uma das piores crises já existentes.

Barack Obama merece todo o destaque e sim, revolucinou a política e a forma de governar, revoluciou a esperança de milhões de pessoas em todo o mundo.

NOS PÓXIMOS EPISÓDIOS

O terrorismo; a morte de Osama Bin Laden; o atentado as Torres Gêmeas e muito mais.

Até o próximo episódio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s